Discorremos sobre os aspectos que atravessam a criação de uma performance ritualizada. O solo Diáspora é uma das reverberações da dissertação Mulher Negra E(n)Cena: Performances, Encontros e Utopias, defendida no Programa de Pós Graduação em Educação da Ufscar-Sorocaba. A pesquisa norteou-se pela metodologia da História Oral e teve como urgência se aproximar de referenciais teóricos negros. Teóricas feministas negras foram postas em diálogo com as vozes das artistas entrevistadas. A performance também foi uma urgência desse processo funcionando como um escoamento da produção acadêmica. Tendo em vista a profusão de linhas de pensamento que podem ser abordadas, o recorte foca nas diásporas negras como sentido e significado, conceito com inúmeros desdobramentos que podem ser investigados por um corpo negro feminista na cena contemporânea. Estendendo o alcance e a profundidade do termo para as próprias experiências na arte, a performer-pesquisadora busca na cena-escrita as dualidades, conflitos e contradições existentes nos processos de migração forçada (sequestro, morte e espoliação) x transgressões e resistências contínuas (fugas, insurgências, criação).
A estética foi inspirada em deusas da justiça (Iansã e Maat), energia que atravessa todo o acontecimento para evocar a criação de novas possibilidades de mundos, mas com a insistência primeira de quebrar, de romper, de demolir com os padrões coloniais. É o movimento de uma mulher preta acadêmica, ritualizando o poder da ancestralidade, da beleza do encontro, da potência, de sinuosidades e trânsitos. Algumas matrizes de danças afro-brasileiras (samba de roda, jongo, coco e tambor de criola) são trazidas para a cena estudadas como estratégias de resistência e sobrevivência. São reverberações que atravessam os tempos, se projetam na contemporaneidade como arte e também como ferramenta para a manutenção da vida.
Resumo expandido disponível em: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/74
Palavras chave: Diáspora, Mulher Negra, Encontros, Utopias
MOURA, Daiana. Performance Diáspora. In. FORMA - Congresso Piauiense de Ações Formativas, Performativas e Afirmativas em Dança (Anais eletrônicos). FUESPI/Teresina, 2021, ISBN: 978-65-89616-19-1.
Comments